Está aqui

Opinando - Blog de Filipe Azevedo - blog de Filipecanelas

Aspirador Roomba e5 da Irobot, uma ajuda fantástica e indispensável para os cegos

por Filipecanelas

Os aspiradores robôs estão cada vez melhores, e hoje já podem ser utilizados em muitas casas com um elevado grau de eficácia.
Nós por cá, tínhamos muitas reservas relativamente à eficiência destas máquinas, e como nunca tínhamos experimentado nenhuma, fomos adiando sucessivamente a compra.
Em boa hora, a Marta Cristina Soares chegou-se à frente e fez um podcast extraordinário, obrigatório para todos os cegos que queiram adquirir este brinquedo.
http://www.blackscreen.pt/podcast/roombaE5.mp3
Agora que já temos em nossa posse este aspirador, só vos posso dizer maravilhas.
Graças aos seus sensores de lixo, o aspirador é capaz de se desligar sozinho quando não encontra mais sujidade.
Por isso ele pode ser bastante mais eficaz do que os aspiradores tradicionais, porque muitas vezes tínhamos de aspirar o mesmo local duas ou três vezes, para termos a certeza que efectivamente o lixo tinha sido todo engolido.
A prova de fogo do Roomba e5 já teve lugar aqui num dos quartos da casa.
Tínhamos uma pulseira com dezenas de esferas pequeninas que se desprenderam e depressa se espalharam por todo o quarto.
A verdade é que em 10 minutos, o nosso amigo conseguiu resolver o estrago. Deixou apenas uma esfera que estava perto do rodapé. Mas a pulseira tinha mesmo muitas que rolaram umas para cada lado pelo quarto todo. Impressionante a sua eficácia!
Com um aspirador convencional seria praticamente impossível ter apanhado todas as esferas.
O Roomba e5 promete aspirar sozinho a casa toda, embora sou da opinião que, neste particular, é melhor não ir com muita sede ao pote.
Primeiro porque a probabilidade de ele se barricar dentro de uma divisão ou de ficar entalado entre obstáculos é muita. E depois lá fica ele a trabalhar em vão até acabar a bateria.
Segundo porque se for uma casa toda dificilmente vamos ter a vantagem dos sensores de lixo, porque provavelmente ele vai demorar mais de uma hora e meia a fazer a limpeza, significa isto que ele a meio vai ter de regressar à base, carregar a bateria e voltar a fazer o seu trabalho. É verdade que ele executa esse processo autonomamente, mas duvido muito da eficácia do trabalho.
Por conseguinte, nós costumamos limpar divisão a divisão.
Colocamos o aspirador na cozinha por exemplo, fechamos as portas para ele não sair, e quando ele deixar de encontrar lixo lá se desliga sozinho.
Temos também a APP iRobot HOME para telemóvel.
No caso do sistema operativo IOS ela é perfeitamente acessível, e permite ligar e desligar o aspirador remotamente a partir do trabalho por exemplo, enviá-lo para a base de carregamento, ver a quantidade de bateria disponível, programar aspirações para dias e horas à escolha, ser notificado quando o aspirador termina de limpar, entre outros.
Ligação direta da APP iRobot HOME na APP Store
(Não foi possível testar a versão da APP para o sistema operativo android).
Note-se que a água deve estar bem longe deste aspirador que não pode mesmo estar em contacto com líquidos.
O roomba e5 é mesmo muito bom e veio facilitar-nos muito a vida, porque conseguimos limpezas mais eficazes, e o melhor de tudo, com menos trabalho!
Se o quiserem adquirir é obrigatório que ouçam este podcast da Marta Cristina Soares.
ligação directa para descarregar o Podcast de Marta Cristina Soares sobre o Roomba e5