Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Encontra-se nas Nuvens a Revista Brasileira de Tradução Visual de Número 14º: Venha Conferir!

por Francisco Lima

Encontra-se nas Nuvens a Revista Brasileira de Tradução Visual de Número 14º
Prezados,
Convido-os a ler e divulgar o mais novo número da Revista Brasileira de Tradução Visual (www.rbtb.associadosdainclusao.com.br).
Cordialmente,
Francisco Lima

Encontra-se nas Nuvens, a partir de hoje, dia 30 de Março de 2013, a Revista Brasileira de Tradução Visual de Número 14, para ser lida online, para ser baixada para seu computador, para ser enviada para um amigo ou impressa para sua leitura.
Neste quarto ano da RBTV (ISSN – 2176-9656, www.rbtv.associadosdainclusao.com.br), a Revista mostra a importância da áudio-descrição como recurso de acessibilidade para as aulas de história, cumprindo o compromisso de promover a consciência inclusiva em todas as áreas.
Neste mês de Abril, pois, a Revista Brasileira de Tradução visual dedica-se, em sua capa e na seção foto-descrição, a lembrar da pessoa índia e alertar para as situações a que os Povos Indígenas estão submetidos, em função do domínio e força dos chamados “homens brancos”, os quais, desde a descoberta do Brasil vêm “subjugando” os reais habitantes de Vera Cruz.
Na Seção Principal da Revista, dois artigos surpreendem pela profundidade e relevância dos temas tratados.
No trabalho de Márcio Penha e José Aparecido da Silva o tato é investigado científica e profundamente, mostrando, em um estudo comparativo, os recursos desse sentido primordial para as pessoas humanas com e sem deficiência.
Já no artigo de Mateus Pereira e Pedro Spindola Alves, a acessibilidade comunicacional é apresentada como direito da pessoa com deficiência, apontando na profundidade dos estudos jurídicos daqueles autores a necessidade de a Convenção Sobre os Direitos da Pessoa Com Deficiência ser conhecida pelos operadores do direito, assim como reivindicada seu cumprimento pelos interessados e destinatários desse importante tratado de direitos humanos que, no Brasil, tem força de Norma Constitucional.
Por fim, na Seção Relato de Experiência, Lais Castro conta um pouco da história da áudio-descrição em Pernambuco, falando do primeiro espetáculo com esse recurso de tradução visual e dos trabalhos mais recentes em que ela está envolvida, no campo da educação e da cultura e lazer e que ela torna acessíveis pela provisão da áudio-descrição aos indivíduos com deficiência.
A Editoria da RBTV convida a todos a ler este belo número da Revista e agradece aos colaboradores desta importante via de promoção/divulgação da inclusão das pessoas com deficiência e dos estudos científicos com elas relacionados.
Você poderá publicar conosco também (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br). Já estamos recebendo as submissões para o 15º número da RBTV, a ser publicada em Junho próximo.

Os Editores